Friday, April 6, 2012

Palestra da Zaha Hadid

Como dito, la vai um resumo do que aprendi na palestra da Zaha Hadid...

No início da palestra, Zaha Hadid mostrou vários quadros que fez no começo de sua carreia. Seus quadros, apesar de abstratos, eram representação de urbanismo e arquitetura com diferentes perspectivas. O intuito disso era que o publico pudesse ver e entender de onde originou seu trabalho em arquitetura. Com isso em mente, seu próximo passo foi mostrar seus “masterplans” para cidades. Esses eram desenhos urbanos para lotes de edifícios e centros culturais e sócias de cidades em desenvolvimento. Um exemplo era o “masterplan” para a cidade de Singapura, e com este já é possível ver como ela tende a desenhar formas sinuosas e integradas.



Quadro

Masterplan de Singapura


É possível perceber que os desenhos dela, especialmente o “masterplan”, seguem uma conceito onde a sinuosidade fui com a topografia do terreno. Mais para a frente da palestra essas suspeitas foram confirmadas, e seus projetos de grandes edifícios são evoluções deste conceito. Zaha disse que esta ideia de criar uma arquitetura que segue a topografia do terreno não só integra os edifícios ao espaço natural, mas também aos outros edifícios que seguem a mesma mentalidade.

O primeiro projeto que Hadid mostrou foi de seu Centro Aquático em Londres, para as olimpíadas. A forma do estadio se assemelha a uma baleia, que tem formas sinuosas e é um animal aquático. A estrutura do teto, feita de treliças de aço, é coberta por vidro fume braco, que cria uma estelica leve e continua. Os vidros permitem que a luminosidade entre no centro aquático, mas de uma maneira que não incomode quem esta dentro. A transparência em cima da piscina olímpica é completa, deixando uma visibilidade livre do céu durante competições. A estrutura da construção, de concreto, se integra com o resta do edifício e da uma sensação de estabilidade.




Centro Aquático de Londres


Sua próxima ideia de usar vidro junto com suas formas topográficas, foi transmitida pelo projeto feito em Roma. O MAXXI, construído na margem do Rio Tiber, teve seu desenho inspirado nas curvas do próprio rio. O interior foi criado de maneira extremamente simples: tudo em branco e somente as escadarias pretas. Ao desenvolver a ideia de desenhar a forma de um edifício a partir do rio que o cerca, Zaha também mostrou o seu projeto do Museu do Transporte em Glasgow. Estes foram projetos que mostraram bem como Hadid conseguiu integrar bem sua arquitetura contemporânea em cidades mais antigas.



Maquete do Rome MAXII


Museu do Transporte em Glasgow

Após isto, Zaha Hadid comentou em seu projeto da Opera de Guangzhou. Sua inspiração para o interior foi uma ostra. A cor champanhe, tem o proposito de ser fino e remeter mais uma vez ao interior do animal. As luzes entrando por pequenos furos no teto se integram perfeitamente ao projeto. Também foi mostrado a Opera de Dubai, cuja volumetria foi inspirado em uma duna de areia, que é muito comum no local. A estruturas de aço, fibra de vidro e concreto, foram um dos fatores que ajudaram a possibilitar a estética destes edifícios. Com estes projetos, se vê que há uma grande influencia da natureza nos desenhos de Zaha; ambos da terra e da água.


Opera de Guangzhou

Maquete da Opera de Dubai

Chegando ao final de sua palestra, Hadid mostrou seu projeto para a Sede da BMW, quem tem um desenho bem contemporâneo. As faixas de luz e a volumetria remetem à arquitetura imaginaria do filme Tron: o Legado. Estranhamente, é possível considerar que o que Zaha tenta criar e o que filmes futuristas mostram como arquitetura não são tao longe um do outro. Portanto não duvido que o futuramente exista cada vez mais arquitetura com esse estilo sinuoso e contemporâneo.


Sede da BMW


 Cidade no filme Tron: o Legado


Espero de tenham gostado.

Abração





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