Thursday, June 14, 2012

Palestra de Arthur Casas

Ontem anoite tive a oportunidade de assistir uma excelente palestre de um arquiteto que considero excepcional, Arthur Casas. Fui relativamente de ultima hora que me inscrevi, mas não tive problemas. Devo admitir, que já conhecia boa parte do trabalho do escritório, mas fiquei ainda mais impressionado, e como se sabe, ter um artista explicar suas obras, as torna muito mais interessantes.

A ideia da palestra era transmitir o conceite de sua arquitetura que é "de dentro para fora". Isso quer dizer que todas escalas são relevantes na hora de arquitetar e isso resulta em uma palavra nova que aprendi: Gesamtkunstwerk. Sim, é uma palavra e tanto. Somente alemães para ficar criando essas palavras. Enfim, o significado da palavra, quando aplicada a arquitetura, é que o arquiteto é responsável pela totalidade de seu trabalho. Isto me fez refletir sobre como arquitetura é responsável por estimular sensações nas pessoas que a vivenciam. Este sendo o caso, todas as escalas influenciam as pessoas, portanto o arquiteto deve se responsabilizar por todas, ou pelo menos estar bem consciente delas

Algumas das obras mostradas, que me impressionaram, após suas explicações foram o Apartamento Urca, na Bahia da Guanabara, Rio de Janeiro; uma Casa em Bragança Paulista e finalmente a Loja da Mistral no novo Shopping JK. Infelizmente, das três obras mencionadas acima, somente consegui fotos de uma: o apartamento do Rio, mas com estas vocês já conseguem ter um ideia do estilo de sua arquitetura.




Quem quiser pode ver mais no site dele: http://www.arthurcasas.com/pt/ Recomendo para qualquer aspirante a arquiteto como eu, hahah.

Abração





No comments:

Post a Comment